História e desenvolvimento do Padel

Por volta de 1890, passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de ténis ao espaço de bordo nos seus navios. As viagens em alto mar eram longas e o desporto tornava-se numa forma de motivar e os passageiros. O ténis de alto mar, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1924, o Padel passou a ser praticado em terra, quando o norte-americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Por essa época, a modalidade passou a ser chamado de Padel-tênis. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel num hotel de Acapulco, no México. Foi Corcuera quem definiu as dimensões do campo e o regulamento que rege a modalidade mundialmente. Outro grande responsável pela difusão do Padel foi o Príncipe Espanhol Afonso de Hohenlohen. Entusiasmado com o novo desporto, o nobre levou-o para outros países europeus. Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel), entidade que conta com 15 associados,nos quais se destacam o Brasil, Argentina, México e a Espanha.

O que é Padel?

O Padel é uma modalidade de raquetes, jogado sempre a pares com material específico. Para que se consiga jogar padel são necessárias 4 pessoas, as raquetes e bolas específicas da modalidade. O campo é retangular, totalmente fechado com 10 metros de largura, por 20 de comprimento e uma rede no meio que divide o campo em dois lados, à semelhança do ténis. Os campos de padel podem ser constituídos nas extremidades por vidro, ou alvenaria e no caso do piso, podemos encontrar dos mais variados estilos de relva sintética a piso rápido. A Pontuação é idêntica ao ténis, constituída por pontos, jogos e sets. Ganha o encontro a equipa que realizar o maior número de sets.

Poderão saber mais detalhes técnicos sobre o Padel ao consultar o separador regulamento.

Principais vantagens do Padel

É difícil encontrar um desporto de equipa que tenha tantos adeptos de ambos os sexos e com uma abrangência etária tão grande (dos 5/6 anos aos 80). Esta é uma das características mais interessantes do padel, que muitas vezes é jogado em família. A facilidade de aprendizagem é outra das vantagens, sendo possível trocar bolas e disputar pontos desde a primeira experiência. Com o apoio de monitores especializados e jogando com alguma frequência (idealmente duas vezes por semana) pode evoluir-se bastante e num curto espaço de tempo. É um desporto divertido, com muitas trocas de bolas e por ser jogado a pares, tem uma componente social muito forte.

Deixem-se contagiar!!